Convento de São Domingos da Batalha

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/MON/CSDBTL
Title type
Formal
Date range
1615 Date is certain to 1927 Date is certain
Dimension and support
6 cx.
Extents
6 Caixas
Biography or history
A regra dominicana obrigava à existência de pelo menos 12 frades para a fundação de um Convento. O Convento dominicano não conhecia votos de estabilidade para os religiosos uma vez que estes estavam sujeitos às itinerâncias ordenadas pelo Prior Provincial. O frade era, no entanto, filho do Convento onde professava, apesar das suas ausências. A disciplina e as regras constituicionaisda Ordem mantinha-os unidos. Sabe-se que a população conventual batalhina não foi muito elevada (30 frades).

O Convento foi mandado construir por D. João I em 14 de Agosto de 1385, do qual fez doação em 4 de Abril de 1388, à Ordem de Pregadores. No século XV o convento exerce funções de pregação e ofícios litúrgicos colectivos, da observância da regra e defesa da doutrina romana. No aspecto arquitectónico a humildade dos edifícios era apanágio da ordem, porém, pelo carácter de ex-voto régio, ampliações e construção de edifícios aparatosos acabaram por acontecer, como foi o caso dos claustros ajardinados, celas particulares, a grandiosidade da e Leiria em 3 de Abril de 1939.
Custodial history
A custódia anterior desta documentação esteve a cargo da Direcção de Finanças de Leiria após a extinção das ordens religiosas em 1834.
Acquisition information
Incorporado neste Arquivo Distrital de Leiria em 3 de Abril de 1939.
Scope and content
Este fundo documental compõe-se de várias séries entre momeadamente alvarás, autos, cartas, correspondência, decretos, escrituras, foros, inventários, justificações, portarias, posses, provisões, relações, requerimentos, sentenças, termos e títulos.
Arrangement
Funcional
Other finding aid
Guia de Fundos do ADLRA
Creation date
2/4/2007 12:00:00 AM
Last modification
6/22/2011 3:10:20 PM
Record not reviewed.