Ernesto e Camilo Korrodi

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/PSS/EKO
Title type
Atribuído
Date range
1885 Date is certain to 1978 Date is certain
Dimension and support
1 cx., 394 rl.; papel
Extents
1 Caixas
Biography or history
Ernesto Korrodi (Ernst Korrodi), nasceu em Zurique (Suiça) a 30 de janeiro de 1870, filho de João Henrique Korrodi, concluíu muito novo o curso de escultor decorador e professor de desenho na Escola de Arte Industrial.

Após uma breve estadia em Itália em visita de estudo, concorreu para o lugar de professor de desenho, num concurso aberto pela delegação em Berna do Governo Português.

Em 1889, começou a trabalhar na Escola Industrial e Comercial Bartlolomei dos Mártires em Braga, onde ficaria até 1894. Neste ano, foi transferido para a Escola Domingos Sequeira, em Leiria, lecionando Desenho Ornamental e Modelagem.

Naturalizou-se português e em 29 de Abril de 1901, casou com Quitéria da Conceição Maia, natural de Leiria e professora do Ensino Primário, na freguesia dos Marrazes. O casal teve dois filhos e uma filha, sendo que o primeiro morreu logo após o nascimento em 1902. Os outros são Maria Teresa (1903-2002) e Camilo Korrodi (1905-1985).

Manteve sempre o seu interesse pela arquitetura religiosa e militar medieval, elaborando diversos estudos de monumentos, como por exemplo São Frutuoso de Braga, Abadia de Alcobaça e, em particular, o Castelo de Leiria. Em 1898, publica os Estudos de Reconstrução do Castelo de Leiria.

Em 1897 iniciou a sua atividade como arquiteto sendo autor de cerca de 400 projetos distribuídos por todo o território nacional. Em 1921, foi nomeado diretor de obras da comissão de Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. Em setembro de 1943, deu a última lição, como professor de arte.

É um dos pioneiros e dos mais bem sucedidos arquitetos da Arte Nova em Portugal, tendo conquistado duas vezes o Prémio Valmor. Em 1910, com um prédio sito na Avenida Fontes Pereira de Melo, Edifício n. 30 (demolido) e propriedade de António Macieira e em 1917 com um edifício sito na Rua Viriato, n.º 5, propriedade de António Macieira Júnior.
Legal status
Documentação pública após doação
Custodial history
A documentação foi produzida por Ernesto Korrodi, no âmbito da atividade como arquiteto, após a sua morte ficou sob responsabilidade de seu filho, Arq.º Camilo Korrodi que também desenvolveu a atividade na área da arquitetura. Posteriormente e por morte do Arqº Camilo Korrodi a documentação ficou até 2002, sob a responsabilidade do Arq.º Célio Cantante, o qual foi sócio do Arq.º Camilo Korrodi.
Acquisition information
Doação dos bisnetos Miguel Korrodi Ritto e João Korrodi Mineiro em 2002.

Doação do bisneto Miguel Korrodi Ritto em 2017
Scope and content
Este fundo é constituído maioritarmente pelas plantas e projetos arquitetónicos realizados pelo Arq.º Ernesto Korrodi e seu filho o Arq.º Camilo Korrodi.

Incluí os projetos realizados por Arq.º Ernesto Korrodi para todo o território nacional até ao ano de 1944. Contém, ainda os projetos realizados pelo Arq.º Camilo Korrodi, a partir de 1944. De referir, que o filho iniciou a atividade com o pai na década de 20 e existem muitos projetos assinados em conjunto.

Resultado da parceria com o Arqº Célio Cantante existem, também, alguns projetos assinados pelo Arq.º Célio Cantante.
Arrangement
Secção: "Plantas e projetos" - ordenação alfabética por ordem de concelhos - freguesias.

Secção: Atividade cívica, profissional e documentos pessoais
Access restrictions
Alguns documentos podem ser de acesso restrito por

razões legais e/ou fragilidade do suporte e a sua consulta está condicionada a autorização prévia.

Conditions governing use
Aplica-se o disposto no Regulamento de Reprodução de Documentos (Diário da República, 2.ª série — N.º 118 — 19 de junho de 2015).

Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Inclui projetos e plantas em mau estado de conservação.
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE LEIRIA - Catálogo do fundo Ernesto Korrodi [Texto policopiado]. Leiria: [s.n.], 2016.



Creation date
9/11/2009 12:00:00 AM
Last modification
12/6/2019 10:48:09 AM