Fernando de Lara Reis

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/PSS/FLR
Title type
Atribuído
Date range
1910 Date is certain to 1992 Date is certain
Dimension and support
11 cx., 28 liv.
Extents
9 Caixas
30 Livros
Biography or history
Fernando de Lara Reis nasceu em Leiria a 28 de Dezembro de 1892 e faleceu em Macau a 14 de Janeiro de 1950. Era filho do cirurgião militar, Francisco António dos Reis e de D. Maria del Carmen de Lara Reis. Frequentou o Liceu Nacional de Leiria entre 1902 e 1904. Fez os seus estudos no Colégio Militar, ingressando a seguir na arma de Infantaria, na qual se reformou no posto de tenente, após o acidente que sofreu na aviação,onde serviu durante alguns anos.

Seguiu depois a carreira do Magistério, tendo sido nomeado professor efectivo do Liceu de Macau, cargo este que exerceu até ao fim da sua vida. Colaborou em diversas revistas e jornais. Das frequentes e longas viagens que então fez pelo estrangeiro, particularmente pelo Extremo Oriente, ficou extensa memória escrita.

Legou à Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Leiria a sua livraria particular. Escreveu um Diário de Viagens e o Diário da Minha Vida - obra formada por 28 volumes, ilustrada com desenhos, impressos, mapas e fotografias de diferentes aspectos dos países que percorreu.
Custodial history
Este fundo esteve sob custódia da Câmara Municipal de Leiria onde deu entrada, através de António Moreira de Figueiredo, médico do exército português, regressado de uma comissão em Macau, em 22 de Dezembro de 1951. Permaneceu naquele serviço até 20 de Janeiro de 1966.
Acquisition information
Doação de Fernando Lara Reis. Incorporado em 20 de Janeiro de 1966
Scope and content
Este fundo é constituído por correspondência, iconografia, notas biográficas, notícias de imprensa, publicações roteiros e convites.
Arrangement
Esta documentação não possuia qualquer tipo de organização, pelo que foram constituídas secções com as correspondentes séries.
Creation date
5/8/2009 12:00:00 AM
Last modification
9/29/2011 9:12:15 AM