João Correia Mateus

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/PSS/JCM
Title type
Atribuído
Date range
1863 Date is certain to 1939 Date is certain
Dimension and support
2 cx., 3 cp.
Extents
2 Caixas
Biography or history
João António Correia Mateus era filho de João Correia Mateus e de Maria da Costa. Nasceu a 20 de Setembro de 1857 em Condeixa a Nova. Formou-se em Teologia no Seminário de Coimbra, onde foi ordenado. Formou-se também em Direito pela Universidade de Coimbra, curso que terminou em 1889.

Foi nomeado professor no Liceu Nacional de Leiria em Julho de 1890. Em 1902 aceitou o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Leiria. Exerceu também o cargo de Governador Civil de Leiria. Foi Reitor do referido liceu e Juíz de Direito. Advogado, jornalista, foi autor de obras didácticas. Foi director e editor do jornal "Povo de Leiria".

Por diversas vezes foi convidado para fazer parte do Governo de Bernardino Machado, mas nunca aceitou, para continuar a dedicar-se a Leiria. Terá sido o fundador do colégio de seu nome. Faleceu em 22 de Agosto de 1928.
Custodial history
Esta documentação esteve a cargo de Manuela Machado Sá Marques, após a extinção do Colégio Correia Mateus até à sua incorporação neste Arquivo, em 1979.
Acquisition information
Doação através de Manuela Machado Sá Marques, em 15 de Fevereiro de 1979.
Scope and content
Este fundo contém documentação de João Correia Mateus e do Colégio Correia Mateus, que recebeu o seu nome.
Arrangement
Esta documentação não possuia qualquer organização, pelo que constituímos duas secções: Documentação pessoal; Colégio Correia Mateus
Notes
Deu entrada com a documentação as seguintes peças:

- Chapéu tricórnio de presbítero cursado em Teologia pelo Seminário de Coimbra, 1884, Coimbra

- Condecoração com o grau de cavaleiro da Ordem da Instrução Pública, atribuída a D. Luísa da Conceição Saraiva professora e pessoa da estima de João Correia Mateus e colaboradora do Colégio.

-flamula bordada, do Colégio, extinto na década de 70 do sec xx

-capa de resguardo de máquina de escrever com monograma de Correia Mateus, bordado à mão.

-pasta da Queima das Fitas do Curso de Direito.

Estas