José Gonçalves

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/PSS/JG
Title type
Formal
Date range
1873 Date is certain to 2006 Date is certain
Dimension and support
8 cx., 2 pt
Extents
8 Caixas
Biography or history
José Gonçalves, natural de Tondela, nasceu a 6 de Dezembro de 1914. O seu percurso profissional passou por diversas instituições públicas, nomeadamente na Conservatória do Registo Civil de Tondela em 1926, Repartição de Finanças de Chaves e depois de Tondela. Veio a licenciar-se mais tarde em Ciências Históricas e Filisóficas pela Universidade de Coimbra.

Em 1943 entrou para a carreira docente, iniciando-se na Escola Ferreira Borges em Lisboa, tendo ingressado na Escola Industrial e Comercial de Leiria, no ano seguinte.

Radicado em Leiria veio a casar com Maria Helena Correia Rosa, colega de Profissão. Visto como opositor ao regime político em vigor. foi alvo de um processo pela PIDE, que o levou ao afastamento do ensino oficial. Passou a lecionar no ensino particular e dedicou-se também a trabalhos de solicitadoria.

Foi o grande impulsionador da fundação de um Lar para a Terceira Idade - o Lar da Coelheira, em Todela integrados na Fundação Marcos e Ana Gonçalves.
Geographic name
Leiria
Custodial history
Esteve sob custódia de Maria da Luz Ribeiro Santos, até Março de 2007, data em que foi incorporado neste Arquivo.
Acquisition information
Este fundo deu entrada no Arquivo Distrital de Leiria em Março de 2007.
Scope and content
Consta de documentos pessoais e profissionais, contendo ainda algumas publicações (livros, jornais, revistas e recortes). Nos documentos pessoais, para além dos que dizem respeito directamente ao casal e sua correspondência, encontram-se outros respeitantes aos seus ascendentes, aos seus bens móveis e imóveis e, muito especialmente, aos que se referem à Fundação Marcos e Ana Gonçalves, pais de José Gonçalves, constituída pelos bens que o casal detinha em Tondela, devendo ainda salientar-se o processo movido pela PIDE a José Gonçalves. Relativamente aos documentos profissionais, são expressivos, entre outros, os que têm carácter didáctico. Finalmente, no que respeita a publicações, o casal coleccionou diversas (jornais e revistas), com destaque para o Boletim da Sociedade da Língua Portuguesa e para o boletim Lucerna, e ainda diversos livros (ver lista no final), estes e aqueles destacados deste fundo documental e inseridos na Biblioteca /Fundo Local do Arquivo.
Arrangement
Este fundo documental não possuía classificadores ou qualquer sistema de classificação, pelo que elaborámos uma quadro constituído por duas secções, uma de José Gonçalves e outra de Helena Rosa, por sua vez divididas em três subsecções - Documentos pessoais, Documentos profissionais e Publicações - cada qual com as suas séries.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Boa
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE LEIRIA - José Gonçalves/Helena Rosa - Inventário. Leiria, ADLRA, 2007.