João Pereira Dias

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/PSS/JPD
Title type
Formal
Date range
1884 Date is certain to 1958 Date is certain
Dimension and support
1 cx.; papel
Extents
1 Caixas
Biography or history
João Pereira da Silva Dias nasceu na freguesia dos Marrazes, concelho de Leiria, em 17 de Março de 1894 e faleceu no Porto em 13 de Setembro de 1960.

Era filho de João Pereira Dias e de Isabel da Conceição Dias. Fez o ensino secundário em Leiria e cursou a Faculdade de Ciências de Coimbra, ali fazendo carreira académica até professor catedrático.

Desempenhou diversos cargos, entre eles o de Director-Geral do Ensino Superior e das Belas Artes. Foi ainda Secretário Geral do Ministério da Educação Nacional e, entre outras funções, Director da Faculdade de Ciências de Coimbra.

Autor de muitos trabalhos publicados, ofereceu parte da sua biblioteca à então Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Leiria, juntamente com alguma documentação pessoal e sobre Brotero, e outra parte ao arquivo do Teatro de S. Carlos, em Lisboa, e ainda à Livraria da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.
Acquisition information
Acompanhava o seu espólio bibliográfico, que deu entrada neste Arquivo em 1963.
Scope and content
Contém documentação pessoal e algumas notas sobre Brotero.
Arrangement
Esta documentação não possuia qualquer organização pelo que foram criadas duas secção distintas: Documentação pessoal; Documentação sobre Brotero.
Access restrictions
Aberto
Creation date
5/8/2009 12:00:00 AM
Last modification
6/22/2011 3:10:31 PM