Região de Turismo Leiria/Fátima

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/ALL/RTLRA
Title type
Atribuído
Date range
1960 Date is certain to 2008 Date is certain
Dimension and support
575 cx., 116 liv., 39 pt, 3 mç., 129 fotografias
Extents
129 Folhas
575 Caixas
116 Livros
3 Maços
Biography or history
Com a designação inicial, a Comissão Regional de Turismo de Leiria foi criada pelo Decreto-lei nº. 41526 de 7 de Novembro de 1958, levando assim à extinção da Comissão Municipal de Turismo de Leiria. Foi aquela empossada a 11 de Fevereiro de 1961, mas não entrou logo em funcionamento efectivo por ter de aguardar a aprovação do quadro de pessoal e do orçamento ordinário. O referido quadro foi aprovado em 2 de Junho de 1961, por portaria nº 18504 e o orçamento ordinário obteve a respectiva aprovação em 8 de Julho do mesmo ano. A Comissão Regional de Turismo de Leiria abrangia então os concelhos de Batalha, Marinha Grande, Porto de Mós, Vila Nova de Ourém e Leiria, onde funcionava a sua sede, tendo por objectivo criar, nos locais onde o motivo de interesse turístico e o próprio movimento de turista o justificasse, postos de informação, dotando-os de funcionários, de preferência, com conhecimentos da região e das línguas francesa e inglesa.

Descendente de uma Comissão Municipal de Turismo (1925), de uma Comissão de Iniciativa e Turismo extinta em 1936 e de uma nova Comissão Municipal instituída em 1938, passou ainda, como Região, pelas designações de Comissão Regional de Turismo de Leiria e por Região de Turismo de Leiria- Rota do Sol.

A sua influência geográfica sofreu igualmente várias alterações. Em 1980 integra o concelho de Pombal, através do Decreto Regulamentar nº 27/80 de 10 de Julho. Também por Decreto Regulamentar nº 13/81 de 7 de Abril é integrado o concelho de Alcobaça. E em 1996, por Decreto-Lei nº 12/96 de 29 de Fevereiro passa a fazer parte o concelho da Nazaré.

Em 19 de Março de 1998 foi deliberado, por unanimidade da sua Comissão Executiva e Comissão Regional, designar-se Região de Turismo Leiria/Fátima, estabelecido por Decreto-Lei nº 346/98 de 9 de Novembro.

Por Decreto-Lei nº 67/2008, de 10 de Abril, é estabelecido o regime jurídico das áreas regionais de turismo de Portugal continental, resulta na extinção da referida Região de Turismo.

Desde 10 de Abril está em vigor uma Comissão Instaladora da Entidade Regional de Turismo a criar para o Pólo de Desenvolvimento Turístico de Leiria-Fátima. A Portaria nº 1152/2008 de 13 de Outubro estabelece os seus estatutos passando a designar-se Turismo de Leiria-Fátima.
Geographic name
Leiria
Acquisition information
Foi incorporada directamente da Região de Turismo de Leiria/Fátima em 30-10-2007.
Scope and content
Este núcleo documental, para além da sua constituição, reuniões e actas, abrange informação respeitante a orçamentos, planos e relatórios de actividades, contas de gerência, gestão contabilística, actividades culturais e desportivas, que levava a cabo, a promoção turística que continuamente exercia, com todos os processos ao nível do expediente, copiador geral e respectivos classificadores.
Arrangement
Este fundo documental possui classificadores expressos, a partir de 1974, embora eles variem ao longo do tempo e às vezes, de ano para ano. Desta forma, foi adoptado o último classificador encontrado no fundo em esboço e reconhecido como tal, através da classificação inscrita nos documentos. As séries foram integradas em secções que constituímos e que são as seguintes: orgãos da administração; gestão e contabilidade; património; recursos humanos; actividades culturais e desportivas; promoção turística e expediente.
Other finding aid
REGIÃO DE TURISMO LEIRIA/FÁTIMA - Inventário. Leiria, ADLRA, 2008.