João Cabral

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/PSS/JCAB
Title type
Formal
Date range
1931 Date is certain to 1998 Date is certain
Dimension and support
11 cx.; papel
Extents
11 Caixas
Biography or history
Nasceu a 8 de Janeiro 1905, natural da freguesia de Vera Cruz, concelho de Aveiro, filho de Simeão Cabral e de Josefina de Jesus, veio residir para Leiria em 1921 quando o seu pai militar do exército foi transferido para o Regimento de Artilharia de Leiria, estudou na Escola Industrial e Comercial Domingos Sequeira.

Casou em Leiria com Maria da Ascensão Franco Cabral, foi funcionário público de profissão e no âmbito da sua actividade profissional percorreu diversos lugares como Santarém, Serpa, Salvaterra de Magos e Moita do Ribatejo.

O seu gosto pela investigação surgiu aquando da sua estadia em Santarém e executou um levantamento dos governadores civis do distrito. Em Serpa prossegue o seu gosto pela investigação e publica três livros que são ainda hoje parte importante da bibliografia sobre Serpa: Serpa do Passado (1968); Os Arquivo de Serpa (1971); e Brasões de Serpa (1973).

Regressa a Leiria definitivamente em 1971 quando obtém a reforma e passa a dedicar todo o seu tempo à investigação. Escritor e historiador dedicou grande parte da sua vida à investigação histórica sobre Leiria. Frequentava diariamente o Arquivo Distrital de Leiria, onde cumpria um horário estabelecido por ele ao qual não faltou durante anos. Praticamente constituía a equipa de pessoal do arquivo.

Baseou toda a sua investigação sobre a história de Leiria em fontes documentais existentes no arquivo e deu vida aos documentos. Entre as suas publicações mais relevantes: Anais do Município de Leiria (1977), O Teatro Amador em Leiria (1980), Os Paços do Concelho de Leiria (1991), A Música em Leiria (1986). Publicou centenas de artigos sobre a história de Leiria na imprensa local, nomeadamente no Mensageiro e no Região de Leiria.

Geographic name
Leiria
Legal status
Documentação privada, tornada pública após doação.
Custodial history
A documentação esteve sob custódia dos herdeiros até à data da sua incorporação.
Acquisition information
Documentação doada pelos herdeiros em 2005.
Scope and content
Conjunto documental que retrata a actividade como investigador de João Cabral desde os anos 30 até 1998.

É constituído maioritariamente por apontamentos manuscritos e dactilografados relativos aos seus trabalhos de investigação sobre a história de Leiria dos quais resultaram as suas publicações.

De destacar que existem algumas publicações prontas para impressão.

Contém também alguma correspondência recebida, recortes de notícias da imprensa, entre outros.

Tipologia e suporte: Documentos textuais: manuscritos, dactilografados e impressos
Subject
história regional
Leiria
Arrangement
À data da doação, a documentação não estava organizada e muitos dos processos estavam desmembrados tornando-se difícil a sua reintegração, apesar disso alguns processos foram reconstituídos.

A organização do fundo obedeceu à natureza dos documentos, tendo sido agrupados nas seguintes secções: Documentos pessoais e actividade cívica; Investigação histórica; Música; Teatro; Imprensa; Publicações
Language of the material
Português
Other finding aid
Fundo de João Cabral - Inventário [papel], 2010
Record not reviewed.