Teatro

Description level
Section Section
Reference code
PT/ADLRA/PSS/JCAB/D
Title type
Formal
Date range
1911 Date is certain to 1982 Date is certain
Dimension and support
6 mç.; 20 fl.; papel
Extents
20 Folhas
6 Maços
Biography or history
Nasceu a 8 de Janeiro 1905, natural da freguesia de Vera Cruz, concelho de Aveiro, filho de Simeão Cabral e de Josefina de Jesus, veio residir para Leiria em 1921 quando o seu pai militar do exército foi transferido para o Regimento de Artilharia de Leiria, estudou na Escola Industrial e Comercial Domingos Sequeira.

Casou em Leiria com Maria da Ascensão Franco Cabral, foi funcionário público de profissão e no âmbito da sua actividade profissional percorreu diversos lugares como Santarém, Serpa, Salvaterra de Magos e Moita do Ribatejo.

O seu gosto pela investigação surgiu aquando da sua estadia em Santarém e executou um levantamento dos governadores civis do distrito. Em Serpa prossegue o seu gosto pela investigação e publica três livros que são ainda hoje parte importante da bibliografia sobre Serpa: Serpa do Passado (1968); Os Arquivo de Serpa (1971); e Brasões de Serpa (1973).

Regressa a Leiria definitivamente em 1971 quando obtém a reforma e passa a dedicar todo o seu tempo à investigação. Escritor e historiador dedicou grande parte da sua vida à investigação histórica sobre Leiria. Frequentava diariamente o Arquivo Distrital de Leiria, onde cumpria um horário estabelecido por ele ao qual não faltou durante anos. Praticamente constituía a equipa de pessoal do arquivo.

Baseou toda a sua investigação sobre a história de Leiria em fontes documentais existentes no arquivo e deu vida aos documentos. Entre as suas publicações mais relevantes: Anais do Município de Leiria (1977), O Teatro Amador em Leiria (1980), Os Paços do Concelho de Leiria (1991), A Música em Leiria (1986). Publicou centenas de artigos sobre a história de Leiria na imprensa local, nomeadamente no Mensageiro e no Região de Leiria.

História custodial: O fundo documental de João Cabral foi doado pela família ao Arquivo Distrital de Leiria em 2005.

Scope and content
Secção constituída por documentação relativa à investigação eleborada pelo autor relativamente à história do teatro.

Tipologia e suporte: Documentos textuais: manuscritos, dactilografados e impressos.
Arrangement
Secção organizada pela seguinte série: Teatro de João Cabral
Language of the material
Português
Creation date
11/2/2009 12:00:00 AM
Last modification
6/22/2011 3:10:36 PM
Record not reviewed.