Imprensa

Description level
Section Section
Reference code
PT/ADLRA/PSS/JCAB/E
Title type
Formal
Date range
1931 Date is certain to 1998 Date is certain
Dimension and support
23 mç.; 2 liv.; papel
Biography or history
Nasceu a 8 de Janeiro 1905, natural da freguesia de Vera Cruz, concelho de Aveiro, filho de Simeão Cabral e de Josefina de Jesus, veio residir para Leiria em 1921 quando o seu pai militar do exército foi transferido para o Regimento de Artilharia de Leiria, estudou na Escola Industrial e Comercial Domingos Sequeira.

Casou em Leiria com Maria da Ascensão Franco Cabral, foi funcionário público de profissão e no âmbito da sua actividade profissional percorreu diversos lugares como Santarém, Serpa, Salvaterra de Magos e Moita do Ribatejo.

O seu gosto pela investigação surgiu aquando da sua estadia em Santarém e executou um levantamento dos governadores civis do distrito. Em Serpa prossegue o seu gosto pela investigação e publica três livros que são ainda hoje parte importante da bibliografia sobre Serpa: Serpa do Passado (1968); Os Arquivo de Serpa (1971); e Brasões de Serpa (1973).

Regressa a Leiria definitivamente em 1971 quando obtém a reforma e passa a dedicar todo o seu tempo à investigação. Escritor e historiador dedicou grande parte da sua vida à investigação histórica sobre Leiria. Frequentava diariamente o Arquivo Distrital de Leiria, onde cumpria um horário estabelecido por ele ao qual não faltou durante anos. Praticamente constituía a equipa de pessoal do arquivo.

Baseou toda a sua investigação sobre a história de Leiria em fontes documentais existentes no arquivo e deu vida aos documentos. Entre as suas publicações mais relevantes: Anais do Município de Leiria (1977), O Teatro Amador em Leiria (1980), Os Paços do Concelho de Leiria (1991), A Música em Leiria (1986). Publicou centenas de artigos sobre a história de Leiria na imprensa local, nomeadamente no Mensageiro e no Região de Leiria.

História custodial: O fundo documental de João Cabral foi doado pela família ao Arquivo Distrital de Leiria em 2005.

Scope and content
Secção constituída por recortes de imprensa de artigos do autor, ou de temas sobre Leiria, entre outros.

Tipologia e suporte: Documentos textuais: impressos.
Arrangement
Secção organizada pelas seguintes séries: Artigos sobre Leiria; Artigos de João Cabral
Language of the material
Português
Creation date
11/2/2009 12:00:00 AM
Last modification
6/22/2011 3:10:36 PM