Adega Cooperativa das Cortes

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/ASS/ACC
Date range
1951 Date is certain to 2008 Date is certain
Dimension and support
409 cx., 8 liv.; papel
Extents
139 Caixas
8 Livros
Biography or history
A Adega Cooperativa foi fundada no ano de 1948, por iniciativa de alguns viticultores da região. Contudo, os seus estatutos foram aprovados no ano de 1957.Criada na segunda metade século XX, predominava o modelo económico assentava no cooperativismo. Através da análise da sua história, as primeiras comissões administrativas integravam os representantes dos Grémios da Lavoura. A sua gestão era formada por uma comissão composta pelos associados. O seu apogeu em termos de produção culminou no fim da década de 80, com aquisição de equipamento de armazenagem de vinho e exportação de vinho para o estrangeiro. No entanto, a partir dos anos 90 do século XX, as condições financeiras da instituição agravaram-se, vindo a encerrar em 2006.
Geographic name
Cortes - Leiria
Legal status
Documentação pública
Custodial history
O acervo documental esteve sob custódia da última direcção da Adega Cooperativa das Cortes desde 2006, ano da cessação da sua actividade até 2007.
Acquisition information
Doação feita pela última direcção da Adega Cooperativa das Cortes no ano 2007.
Scope and content
O seu conteúdo engloba documentos de natureza administrativa e financeira. Contudo, subsiste documentação relativa à Constituição e Organização e Regulamentação da instituição, nomeadamente os seus estatutos. Além disso, observa-se a existência de outro tipo de documentação, como as actas e o número de associados. O restante acervo integra documentos de Contabilidade, representando a maioria da documentação do Fundo Documental. Além disso, observa-se documentos de índole administrativa, processos de correspondência expedida e recebida, bem como documentação relacionada com a produção e armazenagem do vinho.



Arrangement
Numa fase anterior à incorporação no Arquivo Distrital de Leiria, o acervo documental encontrava-se desorganizado, não existindo um critério de organização coerente. Não houve uma percepção clara em diferenciar a tipologia e a natureza da documentação. O arquivo dos documentos esteve dependente do grau de subjectividade da pessoa, que os organizava, variando o modelo de organização.



O Quadro de Classificação utilizado pretende respeitar o princípio da proveniência dos documentos, adoptando-se um modelo funcional na sua elaboração.

Access restrictions
O acesso está condicionado pelo regulamento do Arquivo Distrital de Leiria



Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Regular
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE LEIRIA - Fundo da Adega Cooperativa das Cortes. Leiria: Arquivo Distrital de Leiria, 2009
Creation date
10/16/2009 12:00:00 AM
Last modification
6/22/2011 3:10:36 PM