José de Oliveira Zúquete

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/PSS/JOZ
Title type
Formal
Date range
1870 Date is uncertain to 1926 Date is uncertain
Descriptive dates
[1870?] - [1926?]
Dimension and support
1 cx.; papel
Extents
1 Caixas
Biography or history
Compositor leiriense nascido a 26 de janeiro de 1853, filho de António de Oliveira Zúquete e de Maria de Jesus Zúquete.

Proprietário e lavrador, foi uma figura de relevo da sociedade leiriense. Homem de princípios, monárquico, integrou vários executivos camarários e desempenhou ainda os cargos de Comissário da Polícia e de Juiz substituto da Comarca de Leiria. Em 13 de abril de 1924 tomou posse como vogal da Comissão Distrital da Causa Monárquica, tendo sido o último Administrador do Concelho Monárquico em Leiria.

A sua maior paixão foi a música: compositor, pianista e organista, deixou-nos um importante património musical do qual se destacam as operetas “Alda”, “As Colegiais” e “Condessa Helena”, tendo as respetivas letras sido escritas pelo seu amigo, João Pereira Gomes.

Escreveu ainda, a opereta “Galo do Regedor”, em parceria com António Dias Costa, sendo a letra da autoria dos leirienses António de Sousa Bento e Manuel Duarte Monteiro.

José de Oliveira Zúquete era presença habitual na Sé de Leiria, tocando órgão nas cerimónias litúrgicas que ali se realizavam. Integrou o movimento de “Restauração do Bispado de Leiria”, cuja consagração culminou em 17 de janeiro de 1918 com a restauração da diocese. É da sua autoria o “Hino da Restauração da Diocese” e o “Hino da Juventude Católica de Leiria”, com letra de Augusto dos Reis.

Veio a falecer a 1 de maio de 1926, em Leiria.

Custodial history
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Acquisition information
Entregue por doação, a 19 de agosto de 2014, pelo Maestro Joaquim Vicente Narciso.
Scope and content
Constituído por pautas musicais da autoria de José de Oliveira Zúquete.
Arrangement
A estrutura e organização da documentação foi mantida, tal como foi incorporada, tendo como base o plano de classificação elaborado pelo Maestro Joaquim Vicente Narciso. Organizado alfabeticamente.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE LEIRIA - Catálogo do fundo José de Oliveira Zúquete, [Texto policopiado]. Leiria: [s.n.], 2017.
Publication notes
NARCISO, Joaquim Vicente – José de Oliveira Zúquete: músico com Leiria no coração. Leiria: Folheto Edições & Design; Fundação Caixa Agrícola de Leiria, 2015. ISBN 978-989-8541-81-9
Creation date
6/5/2017 1:16:37 PM
Last modification
3/28/2023 11:05:17 AM