Asilo de Mendicidade de Alcobaça

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/ACD/AMACB
Title type
Atribuído
Date range
1494 Date is certain to 1976 Date is certain
Descriptive dates
1494-1976
Dimension and support
66 liv., 1 cp., 3 cx.
Extents
3 Caixas
66 Livros
Biography or history
Por decreto da Rainha D. Maria II de 6 de Abril de 1835 foi estabelecido na cidade de Lisboa um Conselho Geral denominado de Beneficiência a fim de extinguir a mendicidade em todo o país.

Em consequência da deliberação do referido Conselho e por virtude do decreto de 14 de Abril de 1836 da Rainha, sendo Secretário de Estado Luís da Silva Mouzinho de Albuquerque, foi criado em Lisboa um Asilo de Mendicidade para os verdadeiros indigentes receberem socorros de caridade, sendo o edifício do extinto Convento de Santo António dos Capuchos, provisoriamente destinado para o efeito até deliberação das Cortes.

Transferido para a vila de Alcobaça entre 1928 e 1929, foi instalado no Mosteiro, onde funcionou até à sua extinção.
Legal status
Documentação pública
Custodial history
Esta documentação tutelada pelo Centro de Segurança Social de Leiria, esteve sob custódia do Mosteiro de Alcobaça até à data da sua incorporação.
Acquisition information
Incorporação através do Centro de Segurança Social de Leiria em 21 de Novembro de 2001.
Scope and content
É constituído por documentação referente à constituição regulamentação do Asilo, pessoal, expediente e contabilidade, foro juridico, património, asilados e ainda da Capela de D. Afonso IV e da Irmandade de Nossa Senhora do Paraíso.
Arrangement
A documentação não possuía qualquer organização. Foram criadas secções de acordo com a sua natureza: 1-Constituição e regulamentação; 2-Pessoal do asilo; 3-Expediente; 4-Contabilidade; 5-Economato; 6-Foro jurídico; 7-Património; 8-Asilados. Subf: Capelas do Rei D. Afonso IV. Subf: Irmandade de Nossa Senhora do Paraíso.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE LEIRIA - Asilo de Mendicidade de Alcobaça. Leiria, ADLRA, 2002
Creation date
5/11/2011 12:00:00 AM
Last modification
3/6/2013 3:53:54 PM