Teatro de São Pedro de Leiria

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/ADLRA/ASS/ATDMP-TSP
Title type
Formal
Date range
1861 Date is certain to 1881 Date is certain
Descriptive dates
1861-1881
Dimension and support
4 liv., 1 cp.
Extents
4 Livros
Biography or history
Quando, em Junho de 1866, se procedeu a obras na igreja de S. Pedro, onde então já funcionava o Teatro de S. Pedro, para reparação e melhoramento da sala, encontrou-se uma tábua debaixo do forro dos camarotes que tinha a seguinte inscrição: «No ano de 1835, restaurada a Pátria/ da usurpação miguelista, foi edificado/ este Teatro, pela Comissão da Mocidade/ Leiriense, composta de Mourão, Presiden/ te e quatro membros mais». No entanto, pelos livros e demais documentos que, pela extinção daquele teatro, foram entregues à Associação do Teatro D. Maria Pia, que lhe sucedeu, fica-se a saber que os estatutos do Teatro de S. Pedro só foram aprovados por Decreto de 19-7-1867 e por carta régia de 10-12-1868. Os mesmos estatutos foram escritos e apresentados por Abílio Barreto Figueiredo Perdigão, Francisco Manuel de Almeida e Silva, Luís Augusto do Souto, Manuel Joaquim Henriques e Francisco Maria Teixeira.

Portanto, apesar de os estatutos serem desta última data, o teatro já funcionava desde 1835.

Em 26-12-1854, o jornal "O Leiriense", primeiro jornal de Leiria e aparecido em Julho desse ano, noticia a representação de duas peças: "O Capitão Paulo", de Alexandre Dumas; e "As duas bengalas". Isto confirma que o Teatro de S. Pedro já funcionava efectivamente antes da aprovação oficial dos seus estatutos.

Em 26 de Fevereiro de 1871 ainda houve uma reunião para «compor e formar a direcção administrativa, económica e policial deste teatro», seguindo-se outra dois dias depois em casa do Presidente, Francisco Pereira da Silva. Mas, segundo João Cabral, «volvidos alguns anos, a velhice das adaptações, o seu estado de ruína e a dificuldade de acesso que a ele levava deixaram de acalentar o ânimo dos leirienses». Foi daqui que nasceu a ideia de construir um teatro de raíz no centro da cidade, mais cómodo e acessível, o que viria a acontecer com a constituição da Associação do Teatro D. Maria Pia cuja direcção tomou posse a 26-5-1877 e que herdou parte da documentção do extinto Teatro de S. Pedro.
Scope and content
Contém livros de actas, 1 bilhete, contas correntes, estatutos e registo de negócio.
Arrangement
Este subfundo é constituído pelas seguintes séries: 1-Bilhete do teatro de S. Pedro; 2-Actas do Teatro de S. Pedro de Leiria; 3-Contas correntes do teatro de S. Pedro; 4-Estatutos do Teatro de S. Pedro
Access restrictions
Aberto
Language of the material
Português
Creation date
3/31/2011 12:00:00 AM
Last modification
11/17/2016 2:47:48 PM