Casa do Infantado

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/FAM/CI
Title type
Formal
Date range
1763 Date is certain to 1885 Date is certain
Descriptive dates
1763-1885
Dimension and support
2 liv.; 6cx
Extents
6 Caixas
2 Livros
Biography or history
Organismo patrimonial da família dos reis de Portugal e uma das maiores instituições senhoriais do nosso país, foi criada em 1654, no reinado de D. João IV, com objectivo de dotar o Infante D. Pedro com rendimentos próprios.

A Sereníssima Casa do Infantado foi dotada com a cidade de Beja, a cujos rendimentos se juntaram os bens confiscados ao Marquês de Vila Real, ao Duque de Caminha e Marquês de Castelo Rodrigo. Passou também a dispor de largos domínios no Alentejo, Estremadura, Beira, Minho e Trás-os-Montes.

Através de sucessivas incorporações consegue enorme projecção e uma base económica vastíssima para os filhos segundos do Rei, que lhes vinha essencialmente dos rendimentos agrícolas, de produção de bens de tipo industrial e lucros obtidos da actividade ultramarina.

Foi extinta em 1834.
Custodial history
A custódia anterior desta documentação esteve a cargo da Direcção de Finanças de Leiria, após a extinção das ordens religiosas.
Acquisition information
Foi incorporado em 3 de Abril de 1939.
Scope and content
Este fundo documental compõe-se de arrematações a dinheiro e apoio, avaliação para dízimas, registo de cartas alvarás e outros, registo de escrituras, registo de penhoras, registos de rendas, foros e pensões, termos de reconhecimento e declarações, tombo geral, cobrança de pensões, correspondência, inventários, ordens civis e requerimentos.
Arrangement
Funcional
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário
Record not reviewed.