Confraria de Nossa Senhora da Encarnação

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/CIM/CNSE
Title type
Atribuído
Date range
1604 Date is certain to 1987 Date is certain
Descriptive dates
1604-1987
Dimension and support
50,9 Gb.; DVD
Extents
50.9 Gigabyte
Biography or history
A Confraria de Nossa Senhora da Encarnação foi instituída no ano de 1588, na igreja com o mesmo nome.

Deste o ano da sua criação até aos dias de hoje, mais de quatrocentos anos ininterruptos, esta Confraria tem sido a entidade zeladora da igreja e da zona envolvente, sua propriedade.

A Confraria de Nossa Senhora da Encarnação já teve vários compromissos ou estatutos, desde a sua fundação, dos quais o mais antigo conhecido tem a data de 11 de Julho de 1875, que obteve alvará de aprovação do bacharel José Rodrigues Sampaio, Secretário Geral, servindo de Governador Civil de Leiria, a 6 de Novembro do mesmo ano. Na vigência da primeira República, os estatutos, redigidos a 3 de Dezembro de 1911, segundo a determinação do artigo 38 do decreto de 20 de Abril de 1911, foram aprovados pelo Governador Civil do Distrito de Leiria, Domingos Lopes Fidalgo, a 6 de Janeiro de 1913, em cumprimento do nº 14 do artigo 183 do Código Administrativo. Os últimos estatutos, ainda vigentes, com algumas atualizações pontuais, foram aprovados por provisão do bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, de 31 de Julho de 1945. Está em curso a redação de novos estatutos.
Geographic name
Leiria
Custodial history
A documentação que constitui este fundo encontra-se à guarda da Confraria de Nossa Senhora da Encarnação.

Acquisition information
O Arquivo Distrital de Leiria procedeu à digitalização descrição e disponibilização online da documentação, através de acordo de parceria celebrado com a Confraria de Nossa Senhora da Encarnação, em 31 de julho de 2014.
Scope and content
Este fundo é constituído por escrituras de foro, emprazamento, testamento compra e venda, reconhecimento de direto senhorio e doação. Livros de receita e despesa, matrículas, compromisso e atas. Contém dois livros impressos.
Arrangement
Documentos ordenados numericamente.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE LEIRIA - Catálogo da Confraria de Nossa Senhora da Encarnação [Texto policopiado]. Leiria: [s.n.], 2014.
Location of originals
Os documentos originais (96 documentos e 10 livros, em papel), encontram-se na Confraria de Nossa Senhora da Encarnação, com sede no Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, Seminário Diocesano, Leiria.
Notes
Fundo em suporte digital
Creation date
3/21/2014 12:51:13 PM
Last modification
10/13/2014 11:44:12 AM