Ramos Pinto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/FAM/RP
Title type
Formal
Date range
1859 Date is certain to 1964 Date is certain
Dimension and support
4 cx., 1pt. ( 1,50 ml)
Extents
1.5 Metros lineares
4 Caixas
Biography or history
A família Ramos Pinto é originariamente oriunda das regiões de Viseu e da Figueira da Foz. Família com largas tradições nos negócios, é cerca de 1883-1886 que um dos elementos se torna proprietário de vastos bens imobiliários na Figueira da Foz, confirmando, assim a ascensão económica da família, que continuaria com um dos seues filhos. Os netos seguir-lhe-iam as pisadas, já nos inícios do século XX.

O mais velho, António, rumaria ao Porto onde assentaria nos negócios dos vinhos generosos. O outro, Joaquim, casou em Leiria com uma herdeira de comerciantes com bom nome e haveres na praça.

É o conjunto dos documentos produzidos e acumulados por estes dois netos que são o fulcro deste núcleo arquivístico, ganhando especial relevo os do António por retratarem com grande nitidez o paradigma da ascensão e queda de uma família burguesa entre a euforia do pós-guerra (década de vinte) e a Grande Depressão (1929-1931). Nesse contexto os negócios de António Mateus Ramos Pinto cruzavam-se com os do irmão Joaquim, que entrentanto, se associaria aos cunhados Ferreira Patrícios, de Leiria.

Sendo um conjunto pequeno e com várias lacunas, mostra-se, contudo de grande interesse, pela organicidade que, mesmo assim, ostenta.
Custodial history
O arquivo pessoal de Joaquim Mateus Ramos Pinto, recebeu a determinada altura a documentação do pai, Joaquim Marques Ramos Pinto e depois de 1932, a do irmão já falecido António Mateus Ramos Pinto.

Os laços familiares de Joaquim Mateus Ramos Pinto com a família Ferreira Patrício levou a que este conjunto documental após a morte do titular, passasse para a posse de elementos desta última família, designadamente de António Sampaio Ramos..
Acquisition information
Doação de António Sampaio Ramos em 1996.
Scope and content
É constituído por documentação de carácter biográfico, administrativo, pessoal e comercial, de Joaquim Marques Ramos Pinto, de Joaquim Mateus Ramos Pinto e de António Mateus Ramos Pinto.
Arrangement
Orgânico-funcional
Record not reviewed.