Acácio de Paiva

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/PSS/ASP
Title type
Atribuído
Date range
1901 Date is certain to 1978 Date is certain
Dimension and support
2 cx.; papel
Extents
3 Metros lineares
2 Caixas
Biography or history
Acácio de Paiva nasceu em Leiria, no Largo da Sé, a 14 de Abril de 1863, tendo falecido na sua Casa das Conchas, no Olival, freguesia de Ourém, a 29 de Novembro de 1944. Filho de José de Paiva e Leopoldina Amélia Carolina Teles, iniciou a sua formação académica no liceu de Leiria, terminando-a em Coimbra, os seus estudos secundários.

Licenciou-se em Farmácia na escola Médico-Cirurgica do Porto em 1887.

Poeta, prosador e jornalista, que colaborou em vários jornais, revistas e outras publicações, nomeadamente: " O Século", "Diário de Notícias", "O Mensageiro", "Ilustração Portuguesa", entre outros. Para além da sua intensa actividade poética, também produziu inúmeras peças de teatro, inclusive, algumas delas foram feitas em colaboração com outros grandes vultos intelectuais da sua época.



Legal status
Documentação privada, tornada pública
Custodial history
Documentação esteve sob custódia da Região de Turismo de Leiria. Desconhece-se a data em que ali deu entrada, onde permaneceu até ser incorporada no Arquivo Distrital de Leiria através da referida entidade.
Acquisition information
Transferência da Região de Turismo de Leiria em 30 de Outubro de 2007.
Scope and content
Contém alguma documentação de carácter pessoal; poesias manuscritas e dactilografadas, de sua autoria; algumas peças de teatro traduzidas e outras originais; e por último notícias de imprensa sobre o poeta e a sua actividade literária.
Subject
poesia
Arrangement
Não possuia qualquer organização, pelo que foram constituidas as seguinte secções: Documentação pessoal; Poesia; Teatro; Acácio de Paiva e a imprensa.

Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE LEIRIA - Acácio de Paiva. Leiria, ADLRA, 2009
Creation date
10/14/2009 12:00:00 AM
Last modification
4/16/2013 11:21:07 AM
Record not reviewed.