Coleção Miguel Portela

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/ADLRA/COL/MP
Title type
Atribuído
Date range
1543 Date is uncertain to 2004 Date is certain
Descriptive dates
[1543?]-1998-00-00
Dimension and support
383 liv., 651 doc.; papel
Extents
383 Livros
651 Outros
Biography or history
Miguel Portela nasceu em Moçambique e reside em Figueiró dos Vinhos. É Engenheiro Civil e Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho, investigador de história local, compositor, músico e poeta.

É autor de diversas obras, salientando-se: "Ilustrar Figueiró", publicado em 2008; "Requiem - Padre António Estevam", publicado em 2008, em co-autoria com Margarida Herdade Lucas.

Em 2010, é publicada a obra, "A Idade do Ouro da Imprensa do Norte do Distrito de Leiria", em co-autoria com Margarida Herdade Lucas, numa edição da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, cuja segunda edição ocorreu nesse mesmo ano.

Em Maio de 2011, publicou o livro, "A Quinta dos Paivas ou do Ribeiro Travesso", em co-autoria com Margarida Herdade Lucas, do qual a segunda edição, já se encontra esgotada.

São várias as exposições que tem vindo a realizar dentro das temáticas das obras publicadas, em colaboração com Margarida Herdade Lucas.

"Ilustrar Figueiró", foi uma exposição inserida nas Jornadas Culturais ocorridas em 2008, no Convento do Carmo, em Figueiró dos Vinhos. "A Idade do Ouro da Imprensa do Norte do Distrito de Leiria" e "José Malhoa com a Arte na Alma" são exposições que, desde 2008, já percorreram mais de quinze concelhos do país. São várias as conferências que tem vindo a efetuar sobre a Imprensa do Norte do Distrito de Leiria, bem como sobre a vida e obra do pintor José Malhoa.

Como poeta, publicou o seu primeiro livro: "Diz sempre que sim...", cujo lançamento ocorreu na Biblioteca Municipal de Alvaiázere no dia 4 de Outubro de 2010, inserido nas Comemorações dos 100 anos da República.

O seu mais recente livro de poesia, "Quem Sabe?!...", foi lançado em Junho de 2011, na continuidade do trabalho poético que tem vindo a dar a conhecer.

Publicou em 2012 a obra, “O Fabrico do papel em Figueiró dos Vinhos no Século XVII” e em 2013 ”O Mosteiro de Santa Clara de Figueiró dos Vinhos: Apontamentos para o seu estudo.”

Entre os seus estudos destacam-se os seguintes títulos: "A implantação regional dos Sousas na Estremadura" (2012), "Indícios de Cister em terras de Monsalude (Figueiró dos Vinhos) Séculos XII-XIII" (2013), "A superintendência dos Tenentes de Artilharia Francisco Dufour e Pedro Dufour nas Reais Ferrarias da Foz de Alge" (2013) e "A Livraria do extinto Convento de Santo António da Sertã" (2014).
Custodial history
Esta documentação esteve sob custódia de Miguel Portela até 31 de julho de 2007.
Acquisition information
Documentação foi depositada por Miguel Portela após celebração de contrato de depósito com o Arquivo Distrital de Leiria , em 31 de julho de 2007.
Scope and content
Fundo constituído por jornais e revistas, maioritariamente, de Figueiró dos Vinhos, Pedrógão grande, Alvaiázere e Ansião, monografias, publicações e manuscritos.
Arrangement
Classificação funcional.
Access restrictions
O seu acesso é livre aos utilizadores, salvo exemplares em mau estado de conservação.
Language of the material
Português, francês, inglês e latim.
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE LEIRIA - Catálogo da coleção Miguel Portela [Texto policopiado]. Leiria: [s.n.], 2014.
Creation date
3/24/2014 5:43:57 PM
Last modification
8/31/2015 3:55:56 PM