Digital representation
Digital representation thumbnail

Livro Nº1 das Atas da Junta de Paróquia da Freguesia das Colmeias

Description level
File File
Reference code
PT/ADLRA/ALL/JPC/001/00001
Title type
Atribuído
Date range
1849-06-22 Date is certain to 1870-04-15 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (75 f.); papel
Author
Luis Coelho, administrador do concelho; António Baptista, pároco e presidente.
Material author's name
Domingos do Carmo e Rego, secretário e escrivão; Manuel José do Carmo, secretário e escrivão; António Luis Baptista d´Assunção, secretário interino;
Colaborator's name
Manuel Rodrigues, regedor; Manoel dos Santos Gaspar, regedor; Manuel Francisco Bento, procurador; João Antunes, membro; José dos Santos Veríssimo, membro; Jacinto de Souza, membro; José de Souza, membro; Manoel António, tesoureiro; José da Silva, testemunha; António Pereira, testemunha; António Ferreira Mendes, perito; Manuel Francisco, fiador; Manuel da Silva, juiz da capela.
Recipient
Junta de Paróquia da Freguesia de Colmeias.
Geographic name
Colmeias, Leiria.
Legal status
Orgão colegial electivo.
Internal structure/genealogy
No período correspondente à data do livro de Atas (1849-1870) a Junta de Paróquia era constituída pelo presidente e por um total de quatro vogais. O pároco era obrigatoriamente o presidente. O secretário e o tesoureiro eram mais tarde nomeados pela Junta, de entre os seus membros ou fora deles. As funções de secretário não eram incompatíveis com as de escrivão de regedor e de juiz eleito. Os Regedores das paróquias eram propostos pelos administradores dos concelhos ou julgados, e nomeados pelos administradores gerais para servirem por um ano. Os regedores eram um elemento muito próximo do poder local. A ele subordinados garantiam a boa aplicação das leis e dos regulamentos administrativos. Exerciam a autoridade policial no território da freguesia.
Scope and content
Livro composto por 50 atas de sessões ordinárias e extraordinárias, nele lavradas e lançadas pelo órgão colegial da Junta de Paróquia da Freguesia de Colmeias, Concelho de Leiria, na Sala de Sessões da mesma. Principia na ata n.º1 e termina na ata n.º50. O livro reflete as atividades administrativas e financeiras desta unidade administrativa: confeção do orçamento anual; referência a ofícios da administração do concelho; arrematação de mão-de-obra; nomeações; compra, venda e arrendamento de prédios rústicos e urbanos; contratos comerciais e pagamentos; tomada de contas de receita e despesa; pedidos e aprovações. O livro tem termo de abertura e encerramento assinados pelo administrador do concelho, Luís Coelho. 146 páginas escritas e 6 páginas em branco.
Documental tradition
Documento original.
Documental typology
Atas.
Marks
Palavras "ALMASSO RIO ALCAIDE" a marca de água; palavras "PORTO DE MOZ" encimadas por um ramo de três pés de oliveira unidos por uma laçada, a marca de água.
Physical location
PC
Language of the material
Português
Publication notes
Creation date
2/21/2019 2:42:11 PM
Last modification
9/13/2019 3:25:26 PM