Joaquim Vicente Narciso

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/ADLRA/COL/JVN
Title type
Formal
Date range
1780 Date is certain to 2016 Date is certain
Dimension and support
717 u.i.; papel
Extents
717 Outros
Biography or history
Joaquim Vicente Narciso, nasceu em 1941. Foi aluno do Instituto Gregoriano de Lisboa onde cursou órgão com Sibertin-Blanc e trabalhou com D. Júlia d’Almendra. Frequentou na Fundação Calouste Gulbenkian um curso de Iniciação Musical e Pedagogia Infantil lecionado por Edgar Willems e Direcção Coral com o Professor Pierre Kelin. Trabalhou em cursos de Música Antiga com Santiago Kastner e Simões da Hora e no curso de aperfeiçoamento e técnica de órgão com Arsène Bedois. Frequentou diversos cursos nacionais e internacionais relacionados com a Música, direção musical e órgão.

Da sua atividade destaca-se: a direção do Coral da Sé de Leiria durante 8 anos, mestre de Coro e Organista no Santuário de Fátima, professor de órgão em diversas escolas e instituições. Dirigiu o Coral da Filarmónica das Cortes, tendo realizado e dirigido o 1º e 2º Encontros Nacionais de Coros de Semana Santa, realizados na Sé de Leiria, organizados pelo mesmo Coral. Promoveu e dirigiu o 1º Encontro de Coros do Distrito de Leiria, organizado pelo Coral do BNU - Leiria.

Em 1993 foi galardoado pelo Município de Leiria pela dedicação e entusiasmo no estudo e divulgação da música de Leiria. Realizou o “Magnificat” de Pergolesi com a Orquestra de Fornos, Santa Maria da Feira e com os Corais que dirigiu, aquando dos 125 anos da Filarmónica dos Pousos. Gravou um LP e um CD duplo com o Coral BNU-Leiria, antecessor do Coral da CGD- Leiria. Dirigiu o Coral “Calçada Romana” desde a sua fundação e durante 18 anos. Fundou e dirigiu o Coral “Cantábilis” da CGD - Leiria, durante 30 anos.

Em colaboração e por sua sugestão foi criado um programa com os Corais de Leiria, apelidado de “Animação das freguesias - A Par e Passo” e mais tarde um outro chamado “Andamento Musical” com o mesmo intuito. Fez parte do Coral Sinfónico de Portugal, dirigido pela Maestrina Saraswati, onde trabalhou obras como “O Messias” de Handel, o “Requiem” de Verdi e outras obras clássicas. Participou em eventos musicais da ” Europa Cantat”, em Portugal e no estrangeiro.

Fundou, ensaiou e dirigiu o “Teatro das Cantigas” em ligação ao Coral “Cantábilis”, exclusivamente para dar vida ao Cancioneiro de José Ribeiro de Sousa, com a realização de espetáculos em diversos locais do país. Em 2004, participou com o Coral “Cantábilis, sob a sua Direção, no “International Choir Festival” em Itália. No mesmo ano participou com o Coral “Cantábilis” na “Cantata S. Agostinho” do Pe. Cartagen, em Alcobaça, Coimbra, Pombal e Ourém. Em 2005 participou no Festival Coral de Saint Maur em França. Em 2007, participou no 1º Festival Internacional “Il Casteli Encantati” em Roma, com atuações em Nemi, Castel Gandolfo e Frascati. Com o mesmo Coral participou em Fátima, na estreia (com repetições em Beja e Coimbra e Leiria), na Oratória do Pe. Cartageno, “Fátima Sinal de Esperança para a Humanidade”.

Joaquim Vicente Narciso dedicou-se à investigação e recolha de património documental musical da região de Leiria, com o propósito de salvaguardar e divulgar obras de compositores e músicos da região dos séculos XIX e XX. Os espólios musicais de Inácio Aires de Azevedo (1833-1902), José de Oliveira Zúquete (1853-1926), Ernesto Rola Henriques (1902-1975) e José Belo Marques (1898-1987), foram entregues ao Arquivo Distrital de Leiria pelo maestro Joaquim Vicente Narciso. A recolha das obras musicais destes três vultos do panorama musical leiriense resultaram na publicação em três volumes: Inácio Aires de Azevedo Músico com Leiria no Coração - seleção de obras suas (251 páginas); José de Oliveira Zúquete Músico com Leiria no Coração (279 páginas) e Ernesto Rola Henriques Músico com Leiria no Coração (445 páginas), patrocinados pela Fundação Caixa Agrícola de Leiria. Desta recolha resultou no ano 2000, na interpretação da obra de Inácio Aires de Azevedo “TE DEUM” (obra composta em 1870), pela Orquestra Juvenil de Fornos de Santa Maria da Feira e do Coral “QUODLIBET”, formado por cinco Corais e agrupamento criado para o efeito, com atuações em Pombal, Marinha Grande, Santa Maria da Feira, Almada, Porto e Batalha. Em 2010, para a Comemoração do Centenário da Implantação da República, foi levado à cena, no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria um espetáculo inteiramente preenchido com obras de compositores de Leiria, na qual foi repetido o “Te Deum”, agora aberto a todos os Corais de Leiria com a Orquestra Filarmonia das Beiras sob a Direção de António Vassalo. Concebeu, promoveu e organizou o Festival Internacional de Música com o título “Afonso Lopes Vieira” de 2003 a 2009. Ao longo destes festivais foram musicados 20 poemas do poeta, musicadas para este festival por 5 autores e cantados 27 temas do mesmo.Em 2015 repôs (120 anos depois da sua estreia), com o apoio da Câmara Municipal, no Teatro José Lúcio da Silva, a opereta “ALDA” de José de Oliveira Zúquete - estreada em 1895 no Teatro D. Maria Pia, em Leiria - obra que ao logo dos anos foi à cena 16 vezes, tendo sido a penúltima em 1941.

Foram publicadas as seguintes obras, para as quais contribuiu com a recolha de documentação: Baladas Lunáticas do Maestro Manuel Ivo Cruz, (11 poemas) de Afonso Lopes Vieira, edição da Câmara de Leiria.Cancioneiro de Entre Mar e Serra da Alta Estremadura de José Ribeiro de Sousa, edição da Câmara de Leiria. (Papel bíblico - (1251 páginas)Cancioneiro da Região de Leiria de António Aleixo, edição do Rancho Folclórico de Leiria - (365 páginas). Te Deum de Inácio Aires de Azevedo, edição da Câmara Municipal de Leiria. Trilogia de Sonetos - Verdes Anos, Tempos de Atribulação e Encontro com o Amor de José Ribeiro de Sousa - edição do Coral “Cantábilis” da CGD- Leiria - (171 páginas). Cantando Aprendo (em três volumes) - Método Didático Musical para o ensino Primário, também de José Ribeiro de Sousa - (no prelo).

Geographic name
Leiria
Custodial history
Documentação entregue pelo Maestro Joaquim Vicente Narciso.
Scope and content
Coleção composta por partituras editadas, partituras manuscritas, programas, livros entre outros. Constituí a coleção as seguintes áreas:

1ª – Originais em latim - (82 p.); - Originais Religiosos - (46 p.); - Originais não Religiosos - (106 p.); - Hinos e Marchas Diversas - Orquestrações - (177 p.); total: 411 páginas.

2ª - Brisas Corais Sinfónicas - do Cancioneiro de Entre Mar e Serra da Alta Estremadura - (134 p.); Arranjos Corais do Cancioneiro - (60 p.); Arranjos Corais do Cancioneiro da Região de Leiria, - (43 p.); Arranjos Corais de Temas Natalícios, (30 p.); Arranjos Corais de Temas Folclóricos - (69 p.); Recolhas Populares, (21 p.) e Recolhas do Souto – Caranguejeira - (25 p.) Total: 382 páginas.

3ª - Poetas de Leiria – Orquestrações - (320 p.) ; - Poetas de Leiria - (97 p.); – Poetas Nacionais e outros (102 p.); - Poetas Nacionais (94 p.) Total: 613 páginas.

4ª - Afonso Lopes Vieira- com 47 poemas do autor com diversas formações Corais e Corais Sinfónicas - (342 páginas).

Arrangement
A estrutura e organização da documentação foi mantida, tal como se encontrava, à data do depósito, no Arquivo Distrital de Leiria
Other finding aid
PORTUGAL. Arquivo Distrital de Leiria-DigitArq [Em linha].Leiria: ADLRA, 2024. Atualização diária. Disponível em WWW:URL: http://digitarq.adlra.arquivos.pt/
Creation date
3/30/2023 4:18:07 PM
Last modification
4/11/2024 2:56:17 PM