Irmandade do Santíssimo Sacramento do Carvalhal

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/CIM/ISSC
Title type
Formal
Date range
1731 Date is certain to 1731 Date is certain
Descriptive dates
1731-00-00 - 1731-00-00
Dimension and support
3 doc.; papel
Biography or history
A história administrativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento do Carvalhal resultou do trabalho de investigação do Dr. Nuno Ferreira, da Divisão de Cultura da Câmara Municipal do Bombarral, encontrado-se ainda em atualização.

Não se conhece a exata data de instituição da Irmandade do Santíssimo Sacramento do Carvalhal. José Ferreira Ventura remete essa origem para o século XVI para uma Confraria do Santíssimo Sacramento que existiria aquando a construção da atual Igreja atribuindo o povo a decisão de construção da mesma à Rainha D. Leonor.

No livro de compromisso da Confraria das Almas, datado de nove de fevereiro de 1614, existe um documento em que um tal de Bernardo Francês, do lugar do Sanguinhal, informa ter recebido 4.500 réis por obras que estava obrigado a fazer na casa do Santíssimo Sacramento do Carvalhal, assim parcialmente discriminados: 2.000 réis de Frei Gil, mordomo do Santo Sacramento, 1.000 réis do mordomo de Nossa Senhora do Rosário, 1.000 réis do curador que é mordomo da Confraria da Santíssima Trindade, moradores no lugar do Carvalhal, sendo o documento subscrito por António Enriques, mordomo da Confraria do Santo Sacramento.

No século XVIII pagavam anuidade à Confraria do Santíssimo Sacramento do Carvalhal várias confrarias, nomeadamente, Nossa Senhora do Socorro, Senhor Jesus, São Pedro, Nossa Senhora do Rosário, Santa Bárbara e Nossa Senhora da Guia. Com exceção da Confraria das Almas, todas as restantes dependeriam da Confraria do Santíssimo Sacramento.

Doações particulares haveriam de fazer crescer a riqueza da Irmandade do Santíssimo Sacramento.

Em 1769 o Marquês de Pombal confiscou os bens da maioria das confrarias, com exceção das do Santíssimo Sacramento, proibindo futuras aquisições.

Existe documentação de prestação e contas que nos permite identificar alguns dos responsáveis da Irmandade no século XVIII e XIX. Esta documentação foi recuperada e transcrita por José Ferreira Ventura na década de 1950 quando a encontrou espalhada pelo chão da sacristia da Igreja do Santíssimo Sacramento do Carvalhal, presumindo que a intenção do então pároco, Pe. Delgado, fosse deitá-la fora.

Os estatutos da Irmandade do Santíssimo Sacramento do Carvalhal são aprovados a oito de março de 1841 e subscritos pelos seguintes irmãos:

Padre Teodoro José da Silva

Padre Estanislau José Ribeiro

Padre Paulo António da Costa

Padre Fernando António Forte

Luiz Manuel Lourenço Silva

António Teodoro Leal

António Nunes da Costa

Francisco da Costa

João Vieira de Mattos

Roque Nunes Martins

João da Silva Barros

João António da Mota Fonseca

João António da Fonseca

Miguel dos Santos Fernandes

José Patrício Filho

Vítor Pereira de Barros

Francisco Madeira

Augusto Tomás de Sousa Freitas Sampaio

João Baptista da Motta

José Patrício de Campos

António Patrício de Campos

Manoel José Pimentel

Padre António Pontinha

João Ignácio de Sousa

Francisco Cordeiro da Silva

Ricardo António de Campos

Francisco António Romeiro da Fonseca

Paulo Romeiro da Fonseca



Apesar das dificuldades impostas pela I República e da perda da grande maioria do seu património e rendimentos a Irmandade permaneceu ativa até aos nossos dias, tendo mais recentemente aberto a entrada a senhoras. É responsável, nomeadamente por um dos principais eventos de património cultural imaterial do território do Bombarral que são as Luminárias de São José.
Geographic name
Carvalhal.
Scope and content
No âmbito das atribuições de promoção de iniciativas e projetos de divulgação do património arquivístico, o Arquivo Distrital de Leiria estabeleceu uma parceria com a Câmara Municipal do Bombarral para a descrição e digitalização de documentos pertencentes à Irmandade do Santíssimo Sacramento do Carvalhal.

Esta parceria resultou na disponibilização em linha, no repositório DigitArq e Portal Português de Arquivo, da descrição dos documentos e das representações digitais, resultantes do trabalho de digitalização dos documentos pertencentes à Irmandade do Santíssimo Sacramento do Carvalhal.
Arrangement
A organização do fundo obedeceu à natureza dos documentos, optando-se por descrever ao nível do documento simples.
Access restrictions
O Arquivo Distrital de Leiria possuí unicamente a cópia digital.
Other finding aid
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE

NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição

arquivística. 3.ªv. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p.
Creation date
6/12/2023 3:52:27 PM
Last modification
7/4/2023 4:50:17 PM