Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Distrital de Leiria
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Javascript is not enabled
ACD/RHCLD
Real Hospital de Caldas da Rainha
1491-12-20/2011
CFES
Confraria de Espírito Santo
1507-04-09/1507-04-09
CSL
Capela São Lourenço
1891/1892
HSI
Hospital de Santo Isidoro
A
Constituição e Regulamentação
1496-11-03/1796-06-04
B
Gestão do Património
1491-12-20/1906
C
Gestão Financeira
1518/1893
D
Administração e Área Jurídica
1500/1901
E
Serviços Clínicos
1589-04-17/1901-10-18
F
Património Bibiográfico e Documental
1491/2011
Real Hospital de Caldas da Rainha
Description level
Fonds
Reference code
PT/ADLRA/ACD/RHCLD
Title type
Formal
Date range
1491-12-20
to
2011
Dimension and support
318 liv., 129 capas, 89 doc., 7 cad., 1084 proc.; papel, pergaminho
Producer
Real Hospital das Caldas da Rainha
Biography or history
O Hospital Real das Caldas da Rainha foi fundado pela Rainha D. Leonor no ano de 1484 com a finalidade serem recolhidos os doentes pobres que necessitassem dos banhos termais, sendo dotado de bens, cuja renda servia de sustento e do demais necessário para os doentes. Por esse motivo, a a 18 de março de 1512 é dado o Regimento intitulado de Compromisso, confirmado pelo rei D. Manuel, por carta de 22 de abril desse ano.
Era o hospital dirigido pessoalmente pela Rainha que desempenhou as funções de provedor sendo posteriormente nomeado como primeiro provedor Álvaro Dias Borges. O responsável pela construção do Hospital e Igreja foi Mateus Fernandes e o mesmo foi dedicado a Nossa Senhora do Pópulo.
Desde o século XVI e no âmbito nacional de saúde e assistência desempenhou um papel pioneiro, tendo sido entregue pela corôa, em 1532, à administração da Congregação de S. João Evangelista, fiscalizada pela Mesa de Consciência e Ordens.
Através da provisão de 29 de julho de 1532, D. João III entrega a administração deste hospital aos cónegos seculares de S. João Evangelista, sendo inspecionado pelo Tribunal da Mesa de Consciência e Ordens, após as visitas ordenadas pelo rei D. Sebastião, desde o ano de 1572. Era um hospital de imediata proteção régia e de grande utilidade pública, também no seguimento da reforma do Hospital de Lisboa, D. José a 20 de abril de 1775 concede o novo regimento ao Hospital Real das Caldas, ordenando que se observe o de 1512 no que não fosse contrário ao do presente alvará. No século XVIII D. João V mandou executar obras profundas nas suas instalações e atribuíu nova designação de Hospital Rainha D. Leonor.
Este novo regimento extingue a inspeção subordinada à Mesa de Consciência e Ordens ficando subordinado a Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, e as contas, como também a administração da sua fazenda, à Contadoria Geral da Corte e Província da Estremadura. Separando-se o governo do hospital da ingerência e administração dos cónegos seculares de São João Evangelista. Por este regimento são confirmadas, para além dos muitos privilégios, as compras feitas pela rainha fundadora e o rei seu irmão D. Manuel das jugadas de pão e oitavas de vinho da Vila de Óbidos e seu termo, de todos os direitos reais da vila da Aldeia Galega da Merceana, bem como da doação da rainha de todos os sobreditos direitos ao hospital para a cura e sustento dos enfermos.
As rendas do hospital eram: nas jugadas de pão e as oitavas do vinho da vila de Óbidos e seu termo; em todos os direitos reais da vila da Aldeia Galega da Merceana e seu termo; nos quartos dos 3 reguengos (Grande, do Chão da Parada e de Trás-do-Outeiro); no rendimento da Cerca e Horta do mesmo Hospital; num juro de 100.000 réis anuais assentado no real de água dos vinhos do senado; e em 314 foros de prazos.
Outras das alterações foi a extinção do almoxarife e em seu lugar cria o tesoureiro para controlo do cofre, celeiros e despensa do hospital.
Acquisition information
Foi incorporado em 28 de Junho de 1918.
Scope and content
Este fundo documental é constituído por alvarás e privilégios, alargando-se às matrículas de enfermos, óbito de enfermos, farmacopeia, receituário das enfermarias das mulheres, sessões da comissão de melhoramentos, receitas da venda de inúteis e fragmentos, saldos, conta da receita, receitas e despesas do cofre do Hospital, inventário da rouparia, documentos de despesa, estatísticas de enfermos, receitas e despesas, autos de execução, autos cíveis e execuções, entrada e saída de géneros, capela de São Lourenço, construção do novo Hospital, inventário de terras do Hospital, contas de arrendamento, doações da Rainha D. Leonor, visitações e privilégios.
Estão contidos ainda documentos em pergaminho e papel, com inventário autónomo composto por: cartas, escrituras, apontamentos, procurações, requerimentos, posses, autos de arrematação, doações, bulas pontifícias, cartas régias, demandas, confirmação de cartas, testamentos, breves e o Foral de Óbidos.
Arrangement
Para organização do presente fundo foram constituídas as seguintes secções: Constituição e Regulamentação, Gestão Patrimonial, Gestão Financeira, Adiminstração e Área Jurídica, Serviços Clínicos, Património Bibliográfico e documental. Foram ainda constiruídos os sub-fundos da Capela de São Lourenço e Hospital de Santo Isidoro.
Language of the material
(por) português; (lat) latim
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE LEIRIA - Guia de Fundos do Arquivo Distrital de Leiria. Leiria, Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo - Arquivo Distrital de Leiria, 1997
Notes
Documentos transcritos pelo Professor Doutor Saul António Gomes - docente da Faculdade de letras da Universidade de Coimbra.
Primeiro tratamento arquivistico realizado pela Dra. Ana Bela Vinagre e revisão e reorganização realizada pelo Dr. Nuno Epifânio.
Bibliografia:
Gomes, Saul António - As cidades têm uma história: Caldas da Rainha das origens ao século XVIII. Caldas da Rainha, P. H. - Património Histórico, Grupo de Estudos, 1994. ISBN 972-8154-04-6.
Rodrigues, Lisbeth de Oliveira - Os Hospitais Portugueses no Renascimento (1480-1580): o caso de Nossa Senhora do Pópilo de Caldas da Rainha. Braga, Universidade do Minho, 2013. (Tese Doutoramento) Disponível em linha.
Creation date
7/31/2024 5:27:26 PM
Last modification
10/24/2024 3:47:00 PM
Add to my list
© 2008 - Arquivo Distrital de Leiria |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contactos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled