Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Distrital de Leiria
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Javascript is not enabled
ASS/ATDMP
Associação do Teatro D. Maria Pia
1861/1995
PLRA
Piscinas de Leiria
1956/1975
A
Constituição e regulamentação
1960/1974
B
Serviços administrativos
1965/1975
C
Escola de Natação
1970/1970
D
SETAL
1965/1969
E
Iconografia
1970/1971
Piscinas de Leiria
Description level
Subfonds
Reference code
PT/ADLRA/ASS/ATDMP-PLRA
Title type
Formal
Date range
1956
to
1975
Descriptive dates
1956-1975
Dimension and support
48 pt, 2 cd., 2 liv., 2 bs.
Extents
2 Livros
Biography or history
Com a entrada de Eduardo Henrique Brito para a Direcção da Associação do Teatro D. Maria Pia e a cessação das actividades do cinema no "barracão", substituído pelo Cine-Teatro José Lúcio da Silva, inaugurado a 15-1-1966, começou-se a pensar em soluções alternativas para dar continuidade ao trabalho da Associação. Como escreveu Sertório Hingá em Janeiro de 1995, «além da exploração de espectáculos, os estatutos previam o exercício de outras actividades "com fins ideais". Foi daqui que se avançou com a ideia de se construir uma piscina».
Na reunião de 17-4-1964 foi presente à Câmara Municipal uma carta do médico de Leiria, Dr. Rui Acácio da Silva Luz, que propunha a construção de uma piscina, utilizando fundos da Associação do Teatro D. Maria Pia. Referia ele a zona da Fonte Quente, com o aproveitamento da sua nascente. A Câmara, por sua vez, alvitrou o terreno do Largo 5 de Outubro, onde estava o "barracão" do cinema, que não foi considerado ideal. Após algumas sugestões, a Câmara decidiu adquirir a Assunção Perpétua Maria uma parcela de terreno com a área de 3.990 m2, situado junto ao Arrabalde, e a Maria José de Oliveira Jordão uma outra parcela com a área de 2.800 m2, na mesma zona, ambos destinados a permutar com o terreno que a Câmara havia vendido à Associação, para a montagem do "barracão" do cinema, localizado no Largo 5 de Outubro. A Associação aceitou a proposta e o projecto para as piscinas foi aprovado a 2-7-1968.
Sertório Hingá escreveu o seguinte sobre este assunto: «Para a construção da piscina, a Câmara Municipal disponibilizou um terreno na zona desportiva (onde ainda está edificada), depois de uma série de impasses quanto à sua localização, a propostas da Associação: ou em terreno da parada do antigo Quartel de Infantaria, atrás da Igreja de Santo Agostinho, ou ao fundo do Parque da Cidade, junto à Fonte Quente, ou ao fundo do Jardim Público, sensivelmente na zona ocupada pelos actuais sanitários e muro que chega às escadas de acesso ao Marachão.»
E continua: «Foram estudadas algumas ideias para a elaboração do projecto. O principal accionista, Virgílio Boavida, deu inteiro apoio ao imenso trabalho que Eduardo Brito iria assumir, de que resultaria êxito certo (...). Pena foi que a morte [deste último] o tenha surpreendido pouco tempo depois de ter entrado em funcionamento a primeira fase do complexo das piscinas, fase por onde, afinal, se ficou tão ambicionado projecto.»
Houve alguns contratempos na execução das fundações e no espaço da piscina principal, devido à natureza do terreno, mas a primeira fase foi concluída. No entanto, depois da morte de Eduardo Brito, com a piscina «já em plena exploração, atendendo a que a Associação [do Teatro] D. Maria Pia nada mais podia fazer, pois não tinha dinheiro para dar continuidade ao projecto, foi suscitado o interesse da Câmara Municipal na aquisição do complexo, o que veio a acontecer», terminando ali a intervenção da Associação neste processo. Estávamos em meados dos anos 70.
Scope and content
Contém as secções relativas à constituição e regulamentação das piscinas, aos serviços administrativos, à Escola de Natação, à SETAL e à iconografia.
Arrangement
Este subfundo é constituído pelas seguintes secções: Constituição e regulamentação; Serviços administrativos; Escola de natação; SETAL; Iconografia
Access restrictions
Aberto
Language of the material
Portugês
Creation date
3/31/2011 12:00:00 AM
Last modification
11/17/2016 10:46:28 AM
Add to my list
© 2008 - Arquivo Distrital de Leiria |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contactos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled