Confraria dos Defuntos de São Mateus de Alcanadas

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/CIM/CDSMA
Title type
Formal
Date range
1800 Date is certain to 1962 Date is certain
Descriptive dates
1800-1962
Dimension and support
1 cx.
Biography or history
A Confraria dos Defuntos do lugar de Alcanadas, da freguesia do Reguengo do Fetal do concelho da Batalha, foi erigida na capela de S. Mateus através de compromisso eclesiástico, aprovado em 15 de Novembro de 1786.

A dita Confraria é uma associação que, professando a religião católica-romana, tem como principal objectivo atender ao bem das almas de todos os seus confrades e quando estes falecerem, cuidar dos seus enterros.

A Confraria é constituída pelos confrades que constam da documentação, bem como os que vierem a ser admitidos no futuro, sendo ilimitado o número dos confrades.

Poderão ser admitidos como confrades pessoas de ambos os sexos, de maior idade ou emancipados; às mulheres casadas será exigido autorização escrita do marido. Os menores poderão ser admitidos desde que obtenham licença dos pais ou tutores.

O compromisso original de 1786 foi reformado no dia 28 de Outubro de 1912.

Os estatutos do compromisso da presente Confraria foram aprovados pelo Governo Civil de Leiria no dia 14 de Março de 1913.
Custodial history
Desconhecemos informação para este elemento de informação
Acquisition information
Doação de José António Teixeira em 2003
Scope and content
Este fundo compreende a organização, património, receitas e despesas da confraria.

Nesta documentação estão integradas receitas e despesas da Capela da Senhora do Ó e uma declaração sobre a Confraria dos Defuntos da Torre, também da freguesia do Reguendo do Fetal.
Arrangement
Este fundo é constituído pelas seguintes séries: 1-Aceitação e rol de irmãos; 2-Actas; 3-Certidão predial; 4-Contas de receitas e despesas; 5-Desamortizações; 6-Escrituras; 7-Foros e réditos; 8-Declaração do pároco de Reguengo do Fetal.

Compreende um subfundo: Capela de Nossa Senhora do Ó
Language of the material
Português
Other finding aid
Arquivo Distrital de Leiria - Confraria dos Defuntos de São Mateus de Alcanadas. Leiria, ADLRA, 2004
Creation date
4/6/2011 12:00:00 AM
Last modification
11/21/2016 11:56:31 AM