Carolina Ferreira Pinto Ribeiro

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/PSS/CFPR
Title type
Formal
Date range
1820 Date is certain to 1975 Date is certain
Dimension and support
1 cx.; papel
Extents
1 Caixas
Biography or history
Nasceu em Leiria a 18 de Abril de 1898. Era filha de Crisóstomo Augusto Ferreira e de Etelvina das Dores Pereira Ferreira. Orfã de mãe pouco tempo depois de ter nascido, passou a viver e ser educada por seus tios, que não tinham filhos, Cândido Maria Dias, professor e secretário do Liceu Rodrigues Lobo, e sua mulher Carolina das Dores Maria Dias.

Herdou vários documentos do seu tio, da transição da Monarquia para a República.

Carolina tirou o curso de professora primária na Escola Normal de Benfica, em Lisboa, onde foi aluna do professor doutor Ângelo Ribeiro, com quem veio a casar. Autor de vérios livros e artigos de jornais e revistas, faleceu por volta de 1931.

Carolina depois de ter ficado viúva ainda exerceu a docência até cerca de 1950, pelo menos da Escola Dr. Correia Mateus e na Escola da Faniqueira.

Passou a dedicar-se à beneficência. Durante vários anos, com a ajuda da Cáritas, fornecia alimentos, sobretudo leite às crianças mais carenciadas e instituiu a chamada "Roupa dos pobres", que era roupa de muito boa qualidade, bordada, que ela executava e angariava ajuda de outras pessoas. Todos os anos essa roupa, bem como carrinhos para bebés, berços e camas, eram expostas publicamente, sobretudo no Turismo de Leiria e depois doada às famílias mais carênciadas, sendo integrada na Ordem Terceira de S. Francisco.

Ainda no âmbito da assistência Carolina criou uma relação de inter ajuda com a "Obra de Rua" - Casa do Gaiato do Padre Américo, conseguindo que fossem admitidas naquela instituição muitas dezenas de crianças abandonadas.

Foi ainda fundadora da Colónia Balnear Infantil do Distrito, que todos os anos, em Peniche, proporcionava férias na praia a várias centenas de crianças. Conseguiu, para isso, ajuda do Governo Civil de Leiria.

Impulsionou a "Obra do Ovo", destinada a levar aos tuberculossos o alimento forte e condensado que o ovo contém.

Carolina foi também visitadora no Hospital D. Manuel de Aguiar em Leiria, dando apoio a necessitados que estavam internados.

Pela obra que realizou, foi questionada pelo então Governador Civil, Dr. Magalhâes Pessoa, a fim de saber o que se poderia fazer com uma verba existente naquele serviço. conhecedora dos apoios e das carências na cidade, Carolina propôs a criação de um lar de 3ª idade, pois conhecia pessoas idosas que não tinham família nem bens de subsistência e com grandes dificuldades. O Governador acedeu e encarregou-a dessa obra, que originou o Lar de S. Francisco, coadjuvada pelo Sr. Luís Roda, também desta cidade. O seu nome foi dado à rua em frente do referido lar.

Foi ainda mentora do Bairro Sociaal de S. Francisco, onde foram construídas casas para famílias muito necessitadas.

Carolina Ribeiro vivia apenas do rendimento de uma lojas que tinha por baixo da sua casa, chegando a empenhar-se algumas vezes. Para sobrevive, passou a receber professoras a quem alugava quartos durante o ano escolar.

Faleceu em Leiria, em sua casa a 29 de Dezembro de 1984. Doou a sua casa à Ordem Terceira de S. Francisco.
Legal status
Documnetação pública
Custodial history
Esta documentação esteve na posse do seu sobrinho António Leitão Rito, até à data da incorporação no Arquivo Distrital de Leiria
Acquisition information
Doação feita por António Leitão Rito em Maio de 2003.
Scope and content
Este fundo constitui-se por documentação pessoal de Carolina e de documentos de alguns familiares, nomeadamente de Cândido Maria Dias, seu tio, Ângelo Ribeiro, seu marido e Rita da Piedade Medeiros, cujo parentesco se desconhece.
Arrangement
Este fundo não possuía qualquer organização original, pelo que foram criadas duas secções: Documentos privados e documentação de família.
Access restrictions
O acesso está condicionado pelo regulamento do Arquivo Distrital de Leiria
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE LEIRIA - Fundo de Carolina Ferreira Pinto Ribeiro - Inventário. Leiria: ADLRA, 2010
Creation date
5/8/2009 12:00:00 AM
Last modification
6/22/2011 3:10:12 PM
Record not reviewed.