Título de um Exposto - Raymunda - 1884

Description level
Item Item
Reference code
PT/ADLRA/ALL/JPC/004-002/000029
Title type
Atribuído
Date range
1884-07-10 Date is certain to 1900-05-10 Date is certain
Dimension and support
doc., papel
Author
Hospital dos Expostos de Lisboa
Geographic name
Colmeias, Leiria.
Mandates/Sources of authority
Regulamento para o Serviço dos Expostos no Districto de Leiria de 1879.
Scope and content
Registo do exposto assente no Livro de Baptismos n.º 1884 na folha 157 com o número 128 e no Livro da Matrículas nº 146, folha 199, com o n.º 2. Contém a informação de que casou na freguesia de S. Miguel das Colmeias a 27 de janeiro de 1915. Documento identificativo do exposto que era atribuído a partir dos dez anos de idade até à sua emancipação. Contém informação sobre o nome, a data da apresentação do exposto ao pároco ou regedor da paróquia, informação do período pelo qual era entregue o exposto (em anos), características físicas, a data do óbito, termo de entrega do exposto, onde consta o nome da ama e a morada de residência, registo de inspeções e a lista de deveres do indivíduo a quem é entregue o exposto. Acerca da emanciapação dos expostos: "Pelo código civil fica o exposto emancipado logo que complete quinze annos de edade. Aos expostos do sexo feminino é prolongada a tutella até aos dezoito annos", conforme se lê no cabeçalho do documento.
Documental tradition
Original.
Documental typology
Título.
Access restrictions
O Arquivo Distrital de Leiria possui unicamente uma cópia dos originais em DVD (Digital Versatile Disk).
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução. Os serviços de reprografia informá-lo-ão, caso a caso, das opções à sua disposição. A reprodução de documentos está ainda sujeita a autorização e à legislação sobre os direitos de autor e direitos conexos. Se a reprodução for autorizada, sempre que a imagem for utilizada é obrigatório fazer-se menção à sua origem.
Physical location
DVD
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo em Digitarq; Normas; Orientações; Monografias; Legislação.
Location of originals
Os documentos originais foram devolvidos à Junta de Freguesia de Colmeias e Memória.
Notes
Acerca da emanciapação dos expostos: "Pelo código civil fica o exposto emancipado logo que complete quinze annos de edade. Aos expostos do sexo feminino é prolongada a tutella até aos dezoito annos", conforme se lê no cabeçalho do documento.
Creation date
4/9/2019 4:41:19 PM
Last modification
4/15/2019 12:10:33 PM