José Ribeiro de Sousa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADLRA/PSS/JRS
Title type
Formal
Date range
1920 Date is certain to 2013 Date is certain
Accumulation dates
1930-2005
Dimension and support
6 cx.; papel
Biography or history
José Ribeiro de Sousa, filho de Manuel Ribeiro Júnior e de Maria da Luz de Sousa, nasceu a 24 de janeiro de 1920 no lugar da Costa de Baixo, freguesia de Maceira, concelho de Leiria. Frequentou a Escola da Maceira, onde concluiu a Instrução Primária aos onze anos, após a qual ingressou no Seminário Diocesano de Leiria que frequentou até 1936.

Iniciou em 1939 a função de escriturário na Empresa Cimentos de Leiria, atividade que exerceu durante até 1952.

Foi professor do Ensino Básico no Externato da Casa de Pessoal da Empresa Cimentos de Leiria, entre 1952 até à sua aposentação em 1985.

Enquanto professor, criou um método didático original que aplicou nas escolas da Maceira, que consistia na adaptação de temas literários e musicais ao ensino da leitura e da escrita às crianças. Para a aplicação do seu método, compôs e musicou diversos temas.

Autodidata, escritor de poesia desde a infância, colaborou regularmente na revista académica «Violetas» e publicou alguns poemas em jornais da região. Premiado em vários géneros em todos os jogos florais, à época da região de Turismo de Leiria, e outros organizados pela Casa de Pessoal da Empresa de Cimentos de Leiria.

Teve extensa atividade associativa, nomeadamente fundador e orientador etnográfico do Rancho Folclórico da Costa; sócio fundador e praticante na Sociedade Columbófila "Asas de Maceira-Lis"; enquanto ensaiador e também ator em vários grupos cénicos da Casa do Pessoal da Empresa de Cimentos de Leiria e do seu externato.

Dedicou a sua vida ao estudo das manifestações culturais do povo da região da Alta Estemadura, em particular das localidades da Maceira, recolhendo e registando património imaterial de tradição oral. Procedeu à recolha, registo e estudo sobre a etnografia da região e do seu cancioneiro. A recolha de cantares populares serviu de base à publicação do «Cancioneiro de Entre Mar e Serra da Alta Estremadura», obra coordenada pelo maestro Joaquim Vicente Narciso, editada pelo Município de Leiria, contribuindo assim para a construção da história da cultura popular e para o património musical da região de Leiria.

Faleceu aos 93 anos, a 24 de janeiro de 2013 em Leiria.
Geographic name
Maceira, Leiria.
Custodial history
A documentação que compõe o fundo foi organizada após o falecimento de José Ribeiro de Sousa e entregue ao Arquivo Distrital de Leiria.
Acquisition information
Protocolo de Depósito celebrado entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e Maria Helena Gonçalves Ribeiro de Sousa Faria e José Manuel Gonçelves Ribeiro de Sousa, assinado a 13 de fevereiro de 2023.

Recolha e organização da documentação realizada por José Manuel André e pelo maestro Joaquim Vicente Narciso.
Scope and content
A documentação que integra este fundo é composta, na sua maioria, por: registos textuais de recolhas de poesia, etnografia, folclore, cancioneiro da Costa, música, linguagens e alterações fonéticas da região, ditados e sabedorias populares. Integra também fotografias.
Arrangement
A documentação entregue foi previamente organizada, tendo por critério os temas estudados e compilados pelo produtor. Foi mantida a mesma organização física e inteletual.
Language of the material
por (português)
Other finding aid
Lista de documentação anexa ao Protocolo de Depósito.
Creation date
3/13/2023 11:13:59 AM
Last modification
1/22/2024 1:33:21 PM